A 230 km de El Calafate e no extremo norte do Parque Nacional Los Glaciares, estão localizados os picos mais altos e a maior diversidade de formas graníticas da cordilheira, que juntamente com florestas, glaciares e lagos, formam um dos lugares mais bonitos do nosso país: o Monte Fitz Roy, com 3.405 metros de altitude, e em seguida o famoso Cerro Torre, com 3.102 metros de altitude. Aos pés desta paisagem impressionante, no vale do rio de las Vueltas, encontra-se a pequena cidade de El Chaltén, a capital nacional do Trekking.
Neste cenário natural impactante, você tem múltiplas e variadas opções para caminhar, escalar, fazer excursões ou passeios. A maioria dos itinerários são auto-guiados, então você pode percorrê-los sem a necessidade de um guia, assim que chegar à cidade, na sede dos Parques Nacionais, você pode obter todas as informações para percorrer as trilhas.
El Chaltén é, sem dúvida, a meca dos escaladores de todo o mundo que chegam todos os anos para desafiar as montanhas, assim como os amantes de trekking que acrescentam um toque místico a uma cidade que recebe milhares de visitantes de todo o mundo a cada verão. Se você é amante de montanhas e caminhadas e está em El Calafate, El Chaltén é uma visita obrigatória.
Como chegar: De carro particular a partir de El Calafate, são 2 horas e 30 minutos de viagem. Há frequências diárias a partir do Terminal de El Calafate, localizado a duas quadras das cabanas “Las Cumbres”, ou em excursões de um dia inteiro que podem ser contratadas em agências da cidade.